Regras para as modalidades do Fies são divulgadas
O Ministério da Educação (MEC) publicou ontem (09) o edital do Fies 2019 com as regras válidas para a primeira edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) – alternativas para quem não tem condição de pagar integralmente as mensalidades de um curso de graduação. Os candidatos interessados devem se inscrever entre 5 e 12 de fevereiro na página do programa.
O Novo Fies está dividido em duas categorias. A modalidade Fies é ofertada diretamente pelo governo ao estudante com renda familiar mensal de até três salários mínimos é a mais disputada porque as vagas são oferecidas a juros zero. Já a modalidade P-Fies, voltada para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, é ofertada pelas instituições financeiras, mas com recursos públicos.
De acordo com o edital, os candidatos serão classificados (Fies) ou pré-selecionados (P-Fies) na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, no grupo de preferência para o qual se inscreveram. Consequentemente, a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010 e média mínima de 450 pontos e superior a zera na redação, ainda é obrigatória em ambas as modalidades.
No caso do P-Fies, a pré-seleção do candidato fica condicionada também à aprovação dos Agentes Financeiros Operadores de Crédito (AFOC). Será necessário ainda validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e ter a documentação aprovadas pelos agentes financeiros.
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários