Ministério da Saúde deve ampliar faixa de vacinação contra a dengue

O Ministério da Saúde pretende ampliar a faixa de vacinação contra a dengue, estendendo a imunização para adolescentes com até 14 anos. A previsão é a de que a nova recomendação do Ministério da Saúde seja detalhada em uma Nota Técnica, que deverá ser publicada nesta quarta-feira (6).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou que a ampliação da faixa de vacinação é uma demanda de alguns governadores, que relataram baixa procura do imunizante nos postos de saúde. Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a dengue para crianças entre 10 e 11 anos. “Nós temos recebido muitas demandas dos estados para que se possa antecipar as faixas de 12 a 14 anos, em função da procura”, afirmou ela.

A ministra Nísia Trindade disse, ainda, que está discutindo com o Ministério da Educação a criação de um programa de vacinação nas escolas, que deverá ser iniciado ainda neste mês. “Todas aquelas vacinas para crianças e adolescentes, certamente, serão favorecidas por esse calendário. Não vamos falar desse programa hoje, porque ainda não temos detalhes, mas é só para vocês saberem que existe essa estratégia também, que irá ajudar essa vacinação”, adiantou Nísia.

A vacina contra a dengue é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já registrou 1.253.919 casos prováveis de dengue, apenas em 2024, sendo que do total de suspeitos, pouco mais 558 mil casos já foram confirmados. Ainda conforme os dados do governo, o país contabilizou 299 mortes por dengue, e outros 765 óbitos estão em investigação.

 

 

Fonte: Itatiaia

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password