UFMG recebe a 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha
Entre os dias 6 e 11 de maio a UFMG recebe a 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. O evento é organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo Polo Jequitinhonha da UFMG.
A feira conta com representantes de 27 municípios, 48 associações e 90 expositores, incluindo os povos indígenas Aranã e Cinta Vermelha, de Araçuaí. Dentro as atividades estão, lançamento de livro e um documentário, shows e produções teatrais.
Além de conhecer e adquirir produtos de artesanato típicos da região, o público que visitar a poderá apreciar diversas apresentações culturais gratuitas.
Na abertura do evento (6), às 11h, será realizado o lançamento do livro Sabença,que reúne diferentes narrativas sobre a nova geração de artesãos no Vale do Jequitinhonha.
Na sequência, às 12h30, Rubinho do Vale trará suas canções para a Praça de Serviços da UFMG, no show “Rubinho do Vale: um cantador do Jequitinhonha”. O artista, que já se apresentou em edições anteriores do evento, carrega o Vale em seu nome e em suas músicas.
Na terça-feira (07), é a vez do cortejo “Nossas vidas em cantos dançados”, com os Erês Mensageiras dos Ventos. Os erês-ibejis são entidades infantis encontradas nos sistemas filosóficos e religiosos de matrizes africanas no Brasil..
A manhã da quarta-feira (08) começa com a Audiência Pública ‘Artesanato Mineiro: perspectiva’, às 9h30, no auditório da Reitoria. Em seguida, às 12h30, haverá apresentação da Orquestra de Choro da UFMG, na Praça da Serviços.
No mesmo local, na quinta-feira (09), a partir das 17h30, haverá a performance “Pequenas histórias de mim mesmo”, do Teatro Universitário da UFMG (17h30) e o lançamento do documentário “Yékity – A vida fio a fio”. Nele, Marcos Diniz propõe um poema visual contado pelos habitantes do Vale do Jequitinhonha, tendo o rio como grande articulador das narrativas.
Já na sexta-feira (10), é a vez do cantor e compositor Carlos Farias subir ao palco para o show “Canções e Histórias do Brasil Profundo.
Horário de funcionamento geral da 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha:
Segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 9 às 17h;
Quinta feira, das 9 às 19h;
Sábado, das 9 às 14h.
Programação cultural
Quando? De 6 a 10/05
Local: Campus Pampulha UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha)
Entrada franca
6/5 (segunda-feira)
Praça de Serviços da UFMG
11h – Abertura da Feira e lançamento do livro Sabença
12h30 – Show Rubinho do Vale: um cantador do Jequitinhonha
7/5 (terça-feira)
Praça de Serviços da UFMG
12h30:Cortejo Nossas vidas em cantos dançados! (Erês Mensageiras dos Ventos)
8/5 (quarta-feira)
Auditório da Reitoria da UFMG
9h30 – Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Artesanato Mineiro: Perspectiva
Praça de Serviços da UFMG
12h30 – Concerto da Orquestra de Choro da UFMG
9/5 (quinta-feira)
Praça de Serviços da UFMG
9h – Roda de conversa Salvaguarda do artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha(IEPHA/MG)
17h30 – Performance teatral Pequenas histórias de mim mesmo (Teatro Universitário UFMG)
18h15 – Lançamento do documentário Yékity – A vida fio a fio
10/5 (sexta-feira)
Praça de Serviços da UFMG
12h30 – Show Canções e Histórias do Brasil Profundo, de Carlos Farias
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários