Uso de tecnologias digitais promete facilitar a vida de produtores e extensionistas rurais em Minas Gerais

O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem proporcionado mudanças rápidas na sociedade. É preciso ter atenção para não ficar desatualizado ou desconectado, não apenas nas cidades, mas também no campo. Aos poucos, a Agricultura 4.0, ou digital, tem ocupado espaço na agropecuária. Com isso, a expectativa é que técnicos e produtores estejam mais preparados para trabalhar de forma sustentável para um mercado exigente.

O presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Moreno de Magalhães, explica que a Agricultura 4.0 modifica e automatiza muitas etapas do agronegócio, trazendo maior produtividade, redução de custos e agilidade nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Apesar dos benefícios com os avanços tecnológicos no campo, o presidente da Asbraer ressalta os desafios para as empresas públicas de Ater se adequarem a essa nova realidade. Entre eles está o acesso à internet para o pequeno agricultor. “O acesso à internet até tem crescido nas zonas rurais, mas não no mesmo ritmo e com a mesma qualidade dos grandes centros. Logo, investimento em infraestrutura pode significar um marco da Agricultura 4.0 no nosso país”, observa.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password