Com casos de coronavírus em mais de 450 cidades, secretaria de Saúde de MG reforça importância do isolamento social
Do G1 Minas
Com casos confirmados de coronavírus em mais da metade das cidades mineiras, o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, reforçou a importância do isolamento social nesta segunda-feira (1º).
“O isolamento continua sendo a principal medida de controle desta epidemia. Se não tivermos isolamento, e o crescimento for exponencial, não tem como a capacidade instalada de saúde dar conta da epidemia”, afirmou em entrevista coletiva realizada de forma remota.
Dos 873 municípios mineiros, 450 já tiveram pelo menos um caso confirmado da Covid-19. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Minas Gerais tem 10.670 casos confirmados da doença, sendo que 278 pessoas morreram.
A interiorização da pandemia, segundo a SES, é esperada. A identificação de surtos é monitorada pela pasta.
“Em relação ao suporte de saúde, voltamos àquela ideia: em cidades pequenas, nós temos dificuldade até de recursos humanos para termos um equipamento de saúde muito amplo. Por isso que o serviço de saúde, o SUS, tende a centralizar em cidades maiores aqueles leitos de maior complexidade. Então, dessa forma, nós entendemos que mesmo sendo cidades pequenas, precisamos cercar o surto para que não venha a sobrecarregar toda uma microrregião ou uma macrorregião”, afirmou o secretário.
No dia do pico da pandemia, previsto para o dia 19 de julho, a projeção da SES é que de 2 mil a 2,2 mil casos sejam confirmados. “Todas as projeções dependem do que for acontecendo ao longo do tempo”, ressaltou o secretário.
Quanto à taxa de contágio da doença, chamada de R0, atualmente está em 1,42. “Significa que, em MG, uma pessoa transmite para 1,42 pessoas. Há uma tendência de crescimento, mas não tão exponencial”, completou.
0 Comentários