Setembro Amarelo: entenda a sua importância
O Setembro Amarelo foi criado desde 2015 e marca a prevenção ao suicídio, sendo que, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo. A maioria dos casos poderiam ser evitadas, uma vez que as pessoas apresentam sinais de alerta. Por isso é fundamental que estejamos atentos para identificarmos qualquer sinal.
De acordo com Tânia Pessoa, analista da Gerência de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI-MG, é fato que o suicídio é um fenômeno complexo, multifatorial, ou seja, é influenciado por uma combinação de fatores, como transtornos mentais e questões socioculturais, genéticas, psicodinâmicas, filosófico-existenciais e ambientais. “É importante estamos atentos aos sinais do nosso comportamento e dos outros para que sempre que necessário possamos buscar ajuda”, afirma.
Existem vários sinais que indivíduo que está em sofrimento podem demonstrar a seus familiares e amigos, como a diminuição do autocuidado (higiene, alimentação); isolamento social reduzindo a interação com pessoas e perdendo interesse por coisas que anteriormente gostava; mudança repentina de humor; abuso de drogas sejam lícita ou ilícitas; preocupação com sua morte e ou falta de esperança com uma visão pessimista de vida e futuro; expressão de ideias que externam a vontade de desaparecer, sumir e em jovens é importante observar a automutilação, que demonstra a manifestação de um sofrimento psíquico.
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários