Bolsonaro critica ‘pressa’ por vacina contra a covid 19
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a dizer que a pandemia está “chegando ao fim”, ainda que os números indiquem o oposto, e questionou a “pressa” pela aprovação de uma vacina contra a covid-19. A declaração é semelhante à do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que recentemente sugeriu não entender por que há tanta “ansiedade” pelo imunizante.
O Brasil só apresentou seu plano nacional de imunização contra o coronavírus na semana passada , e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não recebeu nenhum pedido de empresas ou laboratórios para uso emergencial da vacina. Países como Estados Unidos, Reino Unido e Israel já começaram a imunizar sua população.
Bolsonaro ainda disse haver interesse por parte de governadores nos R$ 20 bilhões liberados pelo governo federal para a compra da vacina. Ele não citou nomes, mas a declaração foi uma resposta à pergunta de Eduardo que mencionava o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com quem o presidente vem travando embates públicos.
A ausência de pressa por parte do governo federal pode, na prática, nem influenciar o início da imunização no Brasil. Isso porque o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu uma liminar permitindo que estados e municípios distribuam vacinas mesmo se a Anvisa não autorizá-las em até 72 horas, desde que os imunizantes tenham sido aprovados por autoridades estrangeiras. A permissão também é válida caso o plano nacional de vacinação contra a covid-19 seja descumprido ou “não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença”, definiu Lewandowski.
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários