Ministério da Saúde anuncia compra de 100 milhões de doses da coronavac
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello , que está fechando contrato para compra de 100 milhões de doses da Coronavac. A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e será distribuída no Brasil pelo Instituto Butantan, órgão ligado ao governo de São Paulo. O ministro voltou a afirmar que a vacinação no País começa, no melhor cenário, em 20 deste mês.
A compra da vacina Coronavac é assunto delicado no governo federal. Por disputa política com o governador João Doria (PSDB) o presidente Jair Bolsonaro fez Pazuello recuar de uma proposta de aquisição do imunizante em outubro.
Sem detalhar dados, o governo paulista que a Coronavac tem 78% de eficácia para evitar casos leves. E 100% para casos moderados e graves. O ministro afirmou que só conseguiu avançar no contrato com o Butantan após a edição, na quarta-feira, 6, de uma medida provisória (MP) que permite a compra de vacinas mesmo antes do registro ou aval para uso emergencial ser concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ele dsse que toda a produção do Butantan será incorporada ao plano nacional de imunização, coordenado pelo governo federal. Doria, porém, tem planos de começar a vacinação em São Paulo em 25 de janeiro. Segundo Pazuello, 46 milhões da Coronavac serão distribuídas até abril. E mais 54 milhões, no resto do ano.
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários