Zema diz que vai usar recursos do acordo com a Vale para recuperar trechos da BR-367
O governador Romeu Zema, disse nesta quarta-feira (9) em entrevista exclusiva ao Jornal Gazeta de Araçuai, que vai usar recursos de um acordo com a Vale do Rio Doce para recuperar trechos da BR-367, que liga o Vale do Jequitinhonha ao sul da Bahia. Os trechos estão em péssimas condições de tráfego.
O acordo citado pelo governador, virá após quase 3 anos da tragédia em Brumadinho. Trata-se de um acordo bilionário entre a Vale do Rio Doce e o Governo de Minas Gerais que foi firmado para que a mineradora repare os danos causados pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, que matou 270 pessoas e causou um dos maiores desastres ambientais do país.
O valor acertado foi de 37,68 bilhões de reais, se tornando o maior acordo judicial de medidas de reparação já realizado na América Latina, segundo o Executivo mineiro.
“Assim que a Assembléia Legislativa aprovar a lei que autoriza o uso dos recursos do termo de reparação, daremos ordem de inicio para as obras na BR-367. Elas já estão sendo licitadas. O grande problema era a falta de recursos e isso nós teremos. Será questão de pouco tempo”- disse o governador. O gasto estimado é de R$ 100 milhões. A previsão é que as obras comecem em setembro.
Os pontos mais críticos da rodovia estão nos quilômetros de competência do governo estadual. Nesses trechos, a identificação da estrada passa a ser MGC–367.Esse trecho vai de Diamantina até o entroncamento com Carbonita, e tem mais um trecho que é de Araçuaí a Virgem da Lapa.
A última obra foi um asfalto de Minas Novas passando por Chapada do Norte até a cidade de Berilo. Foram 40 km de asfalto, em trecho que antes era terra.
O valor acertado do acordo com a Vale do Rio Doce foi de 37,68 bilhões de reais, se tornando o maior acordo judicial de medidas de reparação já realizado na América Latina, segundo o Executivo mineiro.
Plano de Desenvolvimento
Em Araçuai, o governador disse ainda que vai usar parte dos recursos da Vale para executar o o Plano Integrado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste, com ações previstas para execução em 2021 e 2022. O plano prevê R$ 1,43 bilhão em investimentos, com geração de 143 mil empregos e ações em áreas como a de Desenvolvimento Econômico e Social, Infraestrutura e Segurança Hídrica.
Durante a agenda de trabalho na cidade, o governador também se reuniu com prefeitos da região, acompanhou a vacinação contra a covid-19 em um PSF da região da Baixada e dialogou com professores e profissionais da educação, durante um café na Escola Estadual Frei Rogato.
Na cerimônia de lançamento do Plano Integrado de Desenvolvimento, realizada no Planalto Tênis Clube, Zema destacou o empenho da gestão para levar água potável às famílias de comunidades da região, principalmente neste momento de pandemia, quando a higienização precisa ser redobrada. Essa é uma das ações que integram o plano e que segundo o governador, já foi executada.
O prefeito de Araçuaí, Tadeu Barbosa, destacou a importância do projeto para a cidade e para a região.
“Queremos caminhar lado a lado com esse governo, para que essas ações se transformem em realidade. Temos uma riqueza enorme na questão hídrica, e uma dificuldade enorme de direcionar essa água. Cabe a nós como gestores públicos simplesmente fazer. Vetorizar todas as forças – federal, estadual e municipal – para que a gente tenha a transformação do Vale do Jequitinhonha naquilo que ele sempre deveria ter sido”, afirmou.
O governador Romeu Zema, desembarcou no aeroporto de Araçuai por volta das 12h30m. Após fazer fotos com populares que estavam no local, o governador seguiu para uma churrascaria nas proximidades, onde se reuniu com prefeitos da microrregião para ouvir as demandas locais. O almoço foi na base de adesão com cada um pagando sua conta.
O governador pernoita em Araçuai e nesta quinta-feira (10) segue para Itinga para visitar a Sigma Mineração, que explora lítio na região. Depois Zema vai para Medina e em seguida para Teófilo Otoni.
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários