Sebrae Minas lança marca território “Vale do Jequitinhonha”

O Conselho das Artesãs do Jequitinhonha desenvolveu, em parceria com o
Sebrae Minas, a primeira marca território voltada para o artesanato em
Minas Gerais. A iniciativa fortalece a identidade e divulga a origem do
produto, além de estimular e valorizar o artesanato regional. A cerimônia
de lançamento da marca território “Vale do Jequitinhonha” será nesta
quinta-feira (21/10), na cidade de Minas Novas, às 19h, no Ginásio
Poliesportivo da cidade.

Desde 2008, o Sebrae Minas apoia um grupo de 130 artesãos, na maioria
mulheres, das comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre (distritos de
Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do
Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes).

“São pessoas unidas por valores, crenças, afinidade com a terra e pelo
ofício que transforma o barro em arte. A proposta é torná-las
protagonistas do desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha e fortalecer a
identidade e a origem do território como diferencial competitivo”, explica
o gerente do Sebrae Minas da Regional Mucuri e Jequitinhonha, Rogério
Nunes.

O Sebrae Minas tem atuado em projetos de identidade e origem há mais de 10
anos, com o objetivo de dar notoriedade ao território e reconhecimento do
mercado.  As estratégias para a geração de valor são criadas a partir da
origem é embasada na percepção dos consumidores cada vez mais exigentes.
No Vale do Jequitinhonha, esse trabalho de valorização já acontece desde
2019.

“Construir as bases para essa marca território foi um grande desafio.
Impossibilitados de viajar e manter contato com as artesãs, tivemos que
nos reinventar para levantar as informações que subsidiaram a
concretização desse trabalho”, lembra o gerente do Sebrae Minas.

Após o lançamento da marca território “Vale do Jequitinhonha”, o próximo
passo será estabelecer uma estratégia de posicionamento da região,
evoluindo da marca território para uma marca coletiva. “A partir de agora,
uma nova história começa a ser escrita, orientada e inspirada por um
propósito comum, que norteará o desenvolvimento do território por muitos
anos”, afirma Nunes.

Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável
por conceder o registro no país, atualmente, há mais de 300 marcas
coletivas (nacionais e estrangeiras) registradas no Brasil. Em Minas
Gerais, várias dessas marcas receberam a orientação e apoio do Sebrae
Minas, entre elas: o café da Região Vulcânica, do Cerrado Mineiro,
Mantiqueira, Matas de Minas, Chapada de Minas, o queijo da Canastra e do
Serro, e a cachaça de Salinas.

Estratégia

Marca território é a tradução da estratégia de posicionamento de uma
região, que expressa a sua identidade e que contribui com o seu
desenvolvimento econômico, por meio de uma diferenciação sustentável e
relevante de seus produtos e serviços.

Apoio incondicional

Além da parceria para o desenvolvimento da marca território, o Sebrae
Minas tem atuado em iniciativas de apoio ao acesso a mercados do
artesanato regional, dando mais visibilidade e divulgação aos artesãos do
Vale do Jequitinhonha, em grandes eventos do setor.

A instituição oferece ainda soluções voltadas para a gestão dos negócios e
novas metodologias de trabalho, que utilizam a inovação e o design para o
desenvolvimento de novas coleções e produtos, priorizando sempre a origem
e a tradição local, além da promoção da cultura de cooperação entre as
associações de artesãos.

Lançamento da marca território “Vale do Jequitinhonha”

Dia 21 de outubro, às 19h

Ginásio Poliesportivo – Av. Israel Pinheiro, 520

Minas Novas /MG

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271

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