Aperam BioEnergia lança projeto “Diálogo com a Comunidade” no Vale do Jequitinhonha
Fortalecer e sistematizar o diálogo constante e proativo junto às comunidades de influência da Aperam BioEnergia, esse é um dos principais objetivos do projeto Diálogo Comunidade, que foi implantado pela empresa no Vale do Jequitinhonha. De caráter itinerante, os encontros acontecem uma vez por semana, perpassando pelas 30 comunidades rurais feriados nas cidades de Minas Novas, Itamarandiba, Capelinha, Turmalina e Veredinha.
As reuniões são pautadas nos resultados do Diagnóstico Sócio Econômico – DSE realizado pela empresa. Uma pesquisa junto aos moradores das comunidades, lideranças locais, dinâmicas específicas em grupos foram realizados para o levantamento de dados que produz uma análise ampla das condições socioeconômicas dos municípios. O levantamento de dados também contou com os números disponibilizados pelas agências de pesquisa e instituições públicas, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), DataSUS, Secretaria de Segurança Pública do Governo de Minas Gerais e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
A partir dos encontros, a Aperam BioEnergia busca fortalecer os laços entre as comunidades e a empresa. “Como o próprio nome necessário, este é um momento de uma conversa franca com as comunidades. Além de apresentarmos propostas resolutivas para pontos de atenção na comunidade, validamos os projetos com a participação dos moradores próprios, que já são ouvidos por meio de pesquisas realizadas pelo DSE. O Diálogo Comunidade é uma forma de nortear o nosso trabalho para que alcancemos êxito em nossos projetos de acordo com as demandas e anseios das comunidades ”, análise do presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.
Os encontros contam com a condução de representantes da responsabilidade social e dos gerentes específicos de cada região da BioEnergia. “Durante o Diálogo Comunidade, os gestores são capazes de compreender as preocupações das comunidades, testemunhando mais de perto os desafios que precisam superar diariamente. Esse projeto busca, por meio de uma escuta sensível, trazendo que contempla os anseios dos grupos sociais segundo a realidade, sob as suas perspectivas de vida ”, espiritual a analista de responsabilidade social da Aperam BioEnergia, Fernanda Correia .
Desde o início do projeto, implantado no mês de setembro, oito encontros já foram realizados. “Temos uma parceria firmada há muitos anos com a Aperam BioEnergia, e é de grande importância essa proximidade que a empresa vem promovendo por meio de ações como o Diálogo Comunidade. Iniciativas assim fortalecem nosso grupo que têm suas principais necessidades percebidas mais de perto ”, comenta o presidente da Associação Comunitária Quilombola dos moradores de Vendinhas, da cidade de Capelinha, Vanderlae Angélico de Deus, que participou do encontro.
Por meio do Diálogo Comunidade a Aperam preza por estar próximo das comunidades do município de sua atuação em ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável da região.
Fonte: Aperam BioEnergia
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários