Avião com brasileiros repatriados de Israel pousa na base aérea de Brasília
O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado a Israel para resgatar 211 brasileiros que ficaram em meio à guerra com o Hamas, desembarcou na Base Aérea de Brasília, às 4h10, desta quarta-feira (11). A aeronave KC-30 partiu de Tel Aviv, capital de Israel, trazendo 211 brasileiros que estavam viajando e não tinham a passagem de volta para o país.
A tripulação contou com uma médica, uma psicóloga e dois enfermeiros, com o objetivo de, segundo o governo, evitar que os brasileiros sofram estresse pós-traumático. Outros dois aviões da FAB já partiram do Brasil com destino a Israel no âmbito da Operação Voltando em Paz. O segundo avião da FAB, com capacidade para 210 pessoas, já está na Europa e fará o trajeto entre Israel e o Brasil nesta quarta-feira (11).
Segundo dados do Itamaraty, até o momento, a Embaixada brasileira em Tel Aviv recebeu pedidos de 2.700 brasileiros que desejam retornar ao país. Neste primeiro momento, o governo vai priorizar o resgate de turistas, que não possuem passagem aérea.
O Ministério das Relações Exteriores recomenda que os brasileiros que possuem condições financeiras para comprar passagens, ou que já tenham bilhetes, para embarcarem em voos comerciais que estão saindo do aeroporto Ben-Gurion, que é o maior aeroporto de Israel. O terminal opera com restrições, mas ainda possui voos comerciais com partidas de Israel.
O governo federal estima 14 mil brasileiros residentes em Israel e seis mil brasileiros na Palestina. O Escritório de Representação em Ramalá mantém contato com representantes dos cerca de 30 cidadãos que vivem na Faixa de Gaza.
A Embaixada Brasileira em Tel Aviv informou que monitora a situação dos cerca de 60 brasileiros estimados em Ascalão e outras localidades na zona de conflito. O governo espera retirar 900 brasileiros das áreas de conflito até o próximo sábado (14).
O Itamaraty confirmou a morte de dois brasileiros. A estudante Bruna Valeanu estava na festa rave, que foi invadida por integrantes do Hamas, no último sábado. Segundo informações da imprensa israelense, ao menos 260 pessoas foram mortas no local. O governo brasileiro também confirmou a morte de Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, que vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro, em Israel.
Operação
A previsão da FAB é de que até sábado (14) outros quatro voos cheguem ao Brasil repatriando cidadãos após o início do conflito.
Uma nova aeronave foi enviada nesta terça-feira (10) para repatriar brasileiros, a terceira enviada pela FAB desde o início da guerra. A previsão divulgada pelo órgão, que ainda pode ser alterada, é:
- 2º voo previsto para quinta-feira, 12 de outubro, com chegada no Rio de Janeiro, transportando 210 passageiros
- 3º voo previsto para sexta-feira, 13 de outubro, com escala no Recife e destino final em São Paulo, aeroporto de Guarulhos, com 60 passageiros
- 4º voo previsto também para sexta-feira, 13 de outubro, com destino ao Rio de Janeiro, transportando 210 passageiros
- 5º e último voo programado para dia 14 de outubro, sábado, com destino ao Rio de Janeiro, transportando 210 passageiros.
- A necessidade de outros voos ainda será avaliada.
Guerra de Israel contra o Hamas
No sábado (7), o Hamas lançou uma ofensiva surpresa contra Israel, com milhares de foguetes e centenas de combatentes em território israelense, causando centenas de mortes e sequestros de civis em Israel.
Do lado palestino também houve centenas de mortes nos bombardeios israelenses em resposta à ofensiva surpresa do Hamas.
Fonte: Itatiaia
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários