Governo de Minas lança programa de capacitação que vai beneficiar 1,5 mil agricultores familiares
O Governo de Minas lançou, nesta quinta-feira (26/10), o Programa de Capacitações Temáticas em Apicultura, Agricultura Irrigada, Fruticultura e Queijo Artesanal. Com a iniciativa, serão beneficiados 1,5 mil agricultores familiares da área de atuação do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).
As capacitações contratadas via Idene para suporte aos pequenos produtores serão realizadas em 61 municípios, com serviços executados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O projeto também prevê a elaboração de seis cartilhas técnicas sobre os temas das capacitações.
Para o governador de Minas, Romeu Zema, o Programa de Capacitações Temáticas fortalece a eficácia dos produtores rurais, o que contribui para a permanência desses trabalhadores em suas propriedades.
“Acompanhar mais esse passo é muito gratificante. A produção local forte significa mais alimentos, mais alimentos saudáveis, mais empregos e mais desenvolvimento”, afirmou.
“Na minha experiência no interior de Minas, já vi o quanto de riqueza se consegue produzir em cada hectare. Mas, para isso, é preciso conhecimento e técnica; mexer de qualquer jeito não vai funcionar. O agricultor que, às vezes, por não acreditar na técnica ou por tradicionalismo, acaba entrando em um círculo vicioso, com baixa produtividade e tendo que se desfazer da sua propriedade”, acrescentou Zema.
O diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, reforçou, em seu pronunciamento, o importante papel do Governo do Estado, que, tem priorizado, a partir do trabalho do instituto, o desenvolvimento de ações de capacitação, criando oportunidades na geração de trabalho, emprego e renda, e também promovendo a melhoria da qualidade de vida dos mineiros.
“Programas como o Minas Capacita Rural e o PAA-Leite irão, com certeza, estimular o desenvolvimento sócioeconômico do Norte e Nordeste do estado, por meio da criação de oportunidades no setor agrícola”, pontuou o diretor-geral, que também enfatizou o apoio e a importância de recursos de emendas parlamentares – estaduais e federais – para ampliação das políticas públicas do governo nas regiões.
Apoio a pequenos produtores
O contrato assinado entre as duas instituições – Idene e Emater-MG – estabelece a promoção de oito encontros técnicos para treinamento dos profissionais da empresa pública que irão ministrar os cursos, além de cem capacitações presenciais para produtores rurais beneficiados pelo programa.
O programa conta com recursos de R$ 1,2 milhão, provenientes de emenda parlamentar, com intermédio do Idene e do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional.
A iniciativa reforça o apoio do Governo de Minas Gerais aos pequenos agricultores. Com 95% de cobertura do estado, a Emater-MG, contratada para realização dos treinamentos e cursos, dá suporte a mais de 350 mil produtores rurais em todo o estado. Em 2022, por exemplo, foram 2 milhões de atendimentos, em média, a agricultores familiares e seus respectivos negócios.
“A agricultura é que proporciona o desenvolvimento social de Minas Gerais na área rural – e essa capacitação é muito importante porque os agricultores terão possibilidade de contratar mais pessoas, que vão se capacitar e aprender um ofício, e tirar assim as pessoas da vulnerabilidade do campo”, ressaltou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá.
Na mesma linha, o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, destacou a sucessão de progressos que virão com a capacitação. “Vamos levar o desenvolvimento para o campo e ajudar esses 1,5 mil agricultores a ter uma melhoria de renda e da qualidade de vida”, disse.
Capacitação
Os cursos e treinamentos serão realizados nas seguintes cidades:
- Açucena
- Águas Formosas
- Almenara
- Arinos
- Ataléia
- Bocaiúva
- Bonfinópolis de Minas
- Braúnas
- Capitão Enéas
- Chapada Gaúcha
- Cônego Marinho
- Coração de Jesus
- Coronel Murta
- Datas
- Diamantina
- Divisópolis
- Dom Bosco
- Felício dos Santos
- Gouveia
- Ibiracatu
- Indaiabira
- Itaipé
- Itaobim
- Itinga
- Jaíba
- Janaúba
- Jenipapo de Minas
- Jequitinhonha
- Joaíma
- José Gonçalves de Minas
- José Raydan
- Machacalis
- Minas Novas
- Monjolos
- Monte Azul
- Monte Formoso
- Montes Claros
- Nanuque
- Natalândia
- Novo Oriente de Minas
- Olhos-d’Água
- Padre Paraíso
- Palmópolis
- Pavão
- Pedra Azul
- Ponto Chique
- Ponto dos Volantes
- Porteirinha
- Poté
- Presidente Kubitschek
- Riachinho
- Santa Helena de Minas
- Santa Maria do Salto
- Santo Antônio do Jacinto
- São João da Ponte
- São João do Paraíso
- Serra Azul de Minas
- Serro
- Taiobeiras
- Uruana de Minas
- Virgem da Lapa.
Cenário produtivo
Em Minas Gerais, a apicultura – criação de abelhas para fins de produção de mel, própolis, entre outras derivações – é uma atividade predominantemente familiar. São 7,3 mil pequenos agricultores responsáveis por 80,7% da produção de mel e por 70,5% da produção de própolis no estado.
A fruticultura também tem grande destaque nas pequenas propriedades mineiras. Segundo a Emater-MG, 61,7 mil agricultores familiares investem na atividade e são responsáveis por 35,2% da produção estadual. As maiores áreas plantadas com frutíferas em Minas Gerais são ocupadas por lavouras de banana, laranja, tangerina, abacate e manga.
Pesquisa da Emater-MG também aponta que a produção de queijos artesanais conta com cerca de 8 mil agroindústrias familiares em Minas Gerais. O destaque é o Queijo Minas Artesanal, com mais de 3 mil agroindústrias.
Fonte: Agência Minas
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários