Cotado para tentar salvar Cruzeiro, Luxemburgo tirou time do Z4 da Série B em 2021
Plano A do Cruzeiro para substituir Zé Ricardo, Vanderlei Luxemburgo pode voltar ao clube para mais um “projeto de salvação”. No momento, o clube é o 17º colocado da Série A, com 37 pontos, e tem seis jogos pela frente para evitar o mesmo filme de 2019, quando foi rebaixado à Série B.
Em 2021, Luxemburgo foi chamado num cenário parecido, mas na Segundona. Ele assumiu o cargo em 3 de agosto daquele ano como sucessor de Mozart e tinha como missão evitar o rebaixamento à Série C.
Quando Luxa assumiu o cargo, o Cruzeiro vinha de nove jogos sem vitória, com seis empates e três derrotas. Com 13 pontos em 15 rodadas, a equipe celeste ocupava a 18ª posição.
Nas 23 rodadas finais, Luxemburgo não conseguiu levar o time ao acesso à Série A, mas evitou o pior cenário possível, que seria uma queda à Terceira Divisão.
Naquele ano, o Cruzeiro terminou a Série B em 14º lugar, com 48 pontos. Sob o comando de Luxemburgo, o time conseguiu oito vitórias, 11 empates e foi batido quatro vezes.
No fim de dezembro, depois de uma longa negociação, Luxemburgo conseguiu com o então presidente Sérgio Santos Rodrigues a desejada renovação de contrato até o fim de 2022. Mas tudo foi por água abaixo quando Ronaldo assumiu de vez o comando da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A nova gestão desfez o acordo e fechou com o uruguaio Paulo Pezzolano.
À época, Luxemburgo evitou polêmicas com Ronaldo e gravou um vídeo no qual dizia entender a decisão do Fenômeno de desligá-lo para trazer outro nome de sua confiança.
“”Não tenho nenhum problema de o Ronaldo não ter ficado comigo. Ele é o presidente, comprou uma empresa, a minha relação pessoal com ele é de amizade, eu continuo gostando dele da mesma forma. Ele comprou a empresa e entendeu que o técnico Vanderlei Luxemburgo, amigo dele, não cabia no projeto que ele tem dentro da empresa dele. Ponto”, disse Luxemburgo naquela ocasião.
Outras passagens pelo Cruzeiro
Luxemburgo teve outras duas passagens pelo Cruzeiro. Na primeira, entre 2002 e 2004, ele conquistou a Tríplice Coroa de 2003: campeão mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Foram 82 vitórias, 36 empates e 31 derrotas em 149 jogos pelo clube.
Em 2015, ele teve sua segunda passagem, a mais curta, entre junho e agosto. Foram 19 jogos, com seis vitórias, três empates e dez derrotas. O fim daquela era deu início ao trabalho de Mano Menezes na Toca.
Luxemburgo no Cruzeiro
De 2002 a 2004
- 82 vitórias
- 36 empates
- 31 derrotas
- 149 jogos
- Campeão do Campeonato Mineiro
- Campeão da Copa do Brasil
- Campeão do Campeonato Brasileiro
2015
- 6 vitórias
- 3 empates
- 10 derrotas
- 19 jogos
2021
- 8 vitórias
- 11 empates
- 4 derrotas
- 23 jogos
Luxemburgo no Corinthians
O último trabalho de Vanderlei Luxemburgo foi no Corinthians, onde esteve entre 1º de maio e 29 de setembro, quando foi demitido do cargo.
O treinador esteve à frente do Timão em 38 partidas e conseguiu 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. O aproveitamento foi de 48%. Luxemburgo deixou o Corinthians na 10ª posição da Série A e caiu na semifinal da Copa Sul-Americana para o Fortaleza.
Fonte: Itatiaia
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários