Deputados esperam melhora na relação entre Lula e Zema após avanço em debate sobre dívida

Deputados estaduais de Minas Gerais esperam que o encontro entre o governador Romeu Zema (Novo) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), para discutir a dívida pública do estado sirva como uma espécie de divisor de águas na relação entre a Cidade Administrativa e o Palácio do Planalto.

Depois do aval de Zema à proposta de refinanciamento da dívida encampada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o desejo é que os poderes estadual e federal deem mostras de união, também, na resolução de outros problemas de Minas Gerais, que sofre, por exemplo, com falhas na infraestrutura rodoviária.

A reunião de Zema e Haddad, aliás, aconteceu um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticar o governador. O petista afirmou que o político do Novo “não compareceu a nenhuma reunião” a respeito do débito de R$ 160 bilhões contraído por Minas Gerais à União.

Zema, que nas redes sociais compartilhou registro de reunião de maio com Haddad para tratar do assunto, negou a chateação. “Se eu for xingado, apedrejado, mas solucionar, eu vou sair satisfeito”, garantiu.

O governador anunciou estar “de acordo” com a federalização de estatais proposta por Pacheco para amortizar a dívida pública. A ideia compõe um plano alternativo ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) defendido pela equipe de Zema desde o início do primeiro mandato, em 2019.

“A porta se abre para resolver outros impasses em que nosso estado está mergulhado. O governo do estado tem uma posição ideológica de Estado mínimo, privatização de estatais e congelamento de servidores que não pode ser simplesmente aceito pelo governo federal. A negociação (sobre a renegociação da dívida) avançou porque um dos lados reconheceu que ia ter de recuar – e esse lado foi o do governador”, diz, à Itatiaia, a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol), que faz oposição a Zema e tece críticas às bases do RRF, mas viu como “grata surpresa” a conversa do governador com o chefe da Fazenda.

Depois de Lula sinalizar positivamente, Haddad prometeu estudar a proposta desenhada por Pacheco — e apoiada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG). Para amortizar a dívida bilionária, o plano contempla, também, a utilização de créditos judiciais que o estado poderia acessar, bem como a criação de um programa de refinanciamento de débitos voltado a entes federados.

“Somos o segundo maior estado em representatividade e população. Temos uma dimensão continental e grandes problemas, que precisam ser resolvidos com o apoio da União. Não é por diferenças políticas que devemos ter as soluções para os mineiros atrasadas”, assinala Cássio Soares (PSD), líder de um dos dois dois blocos parlamentares que fazem parte da base aliada a Zema na Assembleia Legislativa.

Premissa republicana

Na semana passada, antes do encontro com Haddad, Zema tentou conversar com Lula. Sem sucesso na empreitada, conseguiu um aperto de mãos do presidente e uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa — que lhe prometeu a agenda com o ministro da Fazenda.

“Qualquer político republicano, depois de eleito, tem de se sentar com qualquer ente representativo da população. O governador Romeu Zema, que é do campo da direita, deve sentar-se com o presidente Lula, que é do campo da esquerda, e resolver o problema de Minas Gerais”, defende Cássio Soares.

Bella Gonçalves, por sua vez, afirma que Zema precisa “mudar de postura” para afinar a relação com a Presidência da República.

“Espero que esse diálogo do governador com o governo federal e o presidente Lula seja republicano e que aconteça, de fato, pelo bem do povo mineiro. É importante que, para isso, o governador mude de postura. Nos primeiros meses de governo Lula, Zema não recebeu ministros que vieram a Minas Gerais e não foi às reuniões chamadas pelo Ministério da Fazenda para discutir a dívida pública e as alternativas ao Regime de Recuperação Fiscal”, sustenta.

 

Fonte: Itatiaia

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password