‘Hoje começa a reconstrução da Argentina’, diz Javier Milei em primeiro discurso como presidente eleito

O economista Javier Milei falou, na noite deste domingo (19), a apoiadores em seu comitê eleitoral. Ele faz o primeiro discurso como presidente eleito do país e abriu com a frase “hoje começa a reconstrução da Argentina”.

Com 99,12% das urnas apuradas, Javier Milei ganhou as eleições com 55,70% dos votos, contra 44,29% do oponente Sergio Milei.

Ovacionado pelos apoiadores e interrompido diversas vezes por palmas e cantos festivos, Milei disse diversas frases de efeito e também distribuiu “cutucões”.

Novo modelo

Durante o discurso, Milei ressaltou a vontade de retornar à Argentina reconhecida como potência mundial. Também criticou o que chamou de “castas”. Veja algumas frases:

  • Basta do modelo empobrecedor. Hoje, abraçamos o modelo ultraliberal para voltarmos a ser uma potência mundial.
  • A Argentina vai voltar a ocupar, no mundo, o lugar que nunca deveria ter perdido.
  • De país mais ricos do mundo hoje estamos em 130º. A metade dos argentinos é de pobres e outros 10% da população são indigentes.
  • Basta do modelo empobrecedor de castas. Vamos abraçar o modelo da liberdade para voltar a sermos potência mundial.

Aos opositores

Milei disse, também, que todos serão bem-vindos no novo governo, tendo votado nele ou não. “Estou convicto de que mais importante do que aquilo que nos separa, é aquilo que nos une”, completou.

Mas não deixou de ressaltar que “sabemos que tem gente que vai resistir e que vão querer manter o atual sistema de privilégios que mantém a maioria na pobreza. A eles, digo: dentro da lei, tudo. Fora da lei, nada”. Prometeu, também, ser implacável com os que quiserem usar a força para defender privilégios.

Ao atual governo, também enviou um recado. “Queremos pedir que seja responsável, que entenda que chegou uma nova Argentina e aja em consequência disso. Que assumam suas responsabilidades até o fim do mandato. Assim que assumirmos poderemos mudar essa realidade tão trágica para milhões de argentinos”, finalizou.

Milei disse que a Argentina está e situação “crítica”, as mudanças necessárias são “drásticas” e que não há lugar para gradualismos.

Compromissos

O presidente eleito Javier Milei finalizou o discurso dizendo que seu compromisso é com a democracia, o livre comércio e a paz. Prometeu trabalhar para ajudar a construir um mundo melhor.

“Esta é uma noite histórica, pois acabou uma forma de fazer política e começa outra”, disse. “Aos argentinos, quero dizer que há futuro, apesar da situação sombria. Mas quero dizer que o futuro é liberal”, completou. “Se abraçarmos essas ideias, vamos solucionar os problemas de hoje e também, em 35 anos, voltaremos a ser uma potência mundial”, profetizou.

Antes de deixar o palco, Milei gritou “Viva a liberdade” e “Deus bendiga os argentinos”.

 

Fonte: Itatiaia

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password