Nova carteira de identidade começa a ser emitida em Minas Gerais
A nova carteira de identidade nacional (CIN) já pode ser emitida em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Civil, a emissão do documento já está em fase de testes.
De acordo com o órgão, para o agendamento e a emissão ainda é necessário a adequação dos sistemas e treinamento de todos os operadores dos Postos de Identificação, com cursos e acompanhamentos.
Durante o mês de novembro, todos os Postos de Identificação estarão aptos para emissão gradativa do documento. Ao fim da fase de testes, a expectativa é que cerca de 140 mil Carteiras de Identidade Nacional sejam emitidas no mês, conforme a Polícia Civil.
De acordo com o Decreto 10.977/2022,os documentos já emitidos a partir de 22/03/2022 valerão até 22/02/2032, observada a capacidade de identificação da pessoa. O documento tem validade de 10 anos, a partir da data de emissão. Após esse prazo, o cidadão deve solicitar a renovação.
A troca para a nova carteira de identidade não é obrigatória. O cidadão pode continuar usando o RG atual até que ele expire.
Novidades
Uma das novidades da CIN é que ela não traz o campo “sexo”. O documento passa a ser emitido com a expressão “gênero” e um campo para preenchimento do nome social, se houver. Além disos, o documento determina o CPF como número único e válido em todo território nacional.
Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.
A nova carteira terá um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.
Fonte: Itatiaia
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários