Bolsonaro presta sétimo depoimento à Polícia Federal em dois anos
O ex-presidente Jair Bolsonaro é esperado, mais uma vez, na Polícia Federal, onde deverá prestar depoimento sobre um suposto crime ambiental cometido no litoral de São Paulo. Desde que deixou a presidência, em 2022, Bolsonaro já prestou sete depoimentos à PF em investigações diversas, que incluem desde falsificações em seu cartão de vacina até a suposta tentativa de golpe de estado após a derrota na tentativa de se reeleger.
O depoimento desta terça-feira (27) acontece na sede da Polícia Federal em São Paulo. O ex-presidente está no Estado desde domingo quando participou de uma manifestação para justificar sua participação na suposta trama de um golpe de estado, articulado junto ao Exército Brasileiro, e pedindo anistia para os seus apoiadores presos no dia 8 de janeiro de 2023 após o ataque às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O crime em questão é uma suposta importunação intencional a uma baleia em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O caso investigado ocorreu em junho de 2023, quando a Polícia Federal abriu um inquérito com base em um vídeo publicado nas redes sociais. Nas imagens, um jet-ski com motor ligado chega a cerca de 15 metros do animal, que seria uma baleia jubarte. A suspeita dos investigadores é a de que Jair Bolsonaro estava pilotando o veículo.
O episódio inusitado rendeu ao Poder Judiciário acusações de perseguição contra Bolsonaro. Apesar das críticas de aliados e familiares do ex-presidente, a atitude pode configurar crime de “importunação intencional de espécie de cetáceos”, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa.
O depoimento de Bolsonaro neste inquérito já foi adiado uma vez pela Polícia Federal no início deste mês. Inicialmente, ele deveria ter ocorrido no último dia 7. O advogado e assessor do ex-presidente, Fabio Wajngarten, prestará depoimento na PF no mesmo dia também a partir das 14h30.
Fonte: Itatiaia
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários