Zema lança programa em parceria com governo Lula para distribuição gratuita de leite
Cerca de 14 mil famílias vão receber leite de graça nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, após o relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Leite. Serão mais de 1,3 milhão de litros destinado para 47 cidades mineiras, sendo o produto comprado de 900 pequenos agricultores do estado.
O programa, lançado pelo governo federal em 2003, foi interrompido em 2018, e em Minas Gerais foi retomado agora pelo governador Romeu Zema (Novo). Em cerimônia de relançamento nesta sexta-feira (22), o governador explicou que o programa é um dos que não devia ter acabado.
“Para poder resgatar esse programa tão importante, que infelizmente, em 2018, foi descontinuado. É um caso clássico em que o estado descontinua o que é bom. E o que temos feito na minha gestão é retomar aquilo que ficou paralisado. Como eu passo 2 ou 3 dias por semana em campo, visitando as regiões, sei que o que as pessoas querem, porque eu converso com elas, é ter uma vida melhor”, afirmou Zema.
A coordenadora nacional do programa do Leite no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Elenita Correia, explica que o programa atende produtores e pessoas com fome.
“O programa foi recriado em março deste ano pelo presidente Lula, que destinou R$ 500 milhões para este programa em 2023. É um programa muito importante para o governo federal e como tenho percebido, também para o governo de Minas, porque ele atende os pequenos produtores, com a comercialização de seus produtos, e também atende às pessoas que estão em insegurança alimentar no país”, afirmou Elenita.
O leite será distribuído em pontos de distribuição pré-determinados em órgãos públicos, e a maior parte da distribuição deve acontecer no ano que vem.
Veja como funcionará a distribuição:
O atendimento aos municípios foi possibilitado por meio da disponibilidade de fornecedor habilitado e em condições logísticas e geográficas para realizar a entrega nos respectivos territórios.
O produto já envasado para consumo – leite pasteurizado, tipo c, será entregue às famílias nos pontos de distribuição pré-determinados em equipamentos públicos que fazem parte da rede sócio assistencial nos municípios atendidos.
São eles: Bocaiúva; Bonito de Minas; Brasília de Minas; Buritizeiro; Campo Azul; Catuti; Cônego Marinho; Coração de Jesus; Engenheiro Navarro; Espinosa; Glaucilândia; Guaraciama; Ibiaí; Icaraí de Minas; Jaíba; Janaúba; Januária; Japonvar; Jequitaí; Juramento; Lontra; Luislândia; Mamonas; Manga; Mato Verde; Mirabela; Montalvânia; Monte Azul; Montes Claros; Nova Porteirinha; Pai Pedro; Patis; Pedras de Maria da Cruz; Pintópolis; Pirapora; Ponto Chique; Porteirinha; Riacho dos Machados; São Francisco; São João da Lagoa; São João da Ponte; São João do Pacuí; São Romão; Serranópolis de Minas; Ubaí; Várzea da Palma; e Verdelândia.
Fonte: Itatiaia
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários