Aposentados e pensionistas ganham nova chance para não perder o benefício; veja como fazer

Aposentados e pensionistas têm até o dia 23 de outubro para responderem o questionário do Censo Previdenciário para não perder o benefício. Esta é a segunda etapa do levantamento. Nesta semana foi fechada a chamada de repescagem aos pensionistas que não enviaram as respostas dentro do prazo.

Marcelo Soares, gerente de Conformidade e Previdenciária e Auditoria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) alerta: quem não participar do senso cadastral terá o pagamento do benefício suspenso ao fim do processo.

“Quem eventualmente perdeu o prazo poderá ter em algum momento futuro a suspensão do seu benefício. Claro que isso vai ser comunicado, mas é necessário fazer o censo. O pensionista cujo prazo terminou nesta semana, que eventualmente não fez o censo, pode ser aberto na outra etapa em algum momento, mas quem não fizer o censo até a última etapa prevista para cada área poderá realmente ter o benefício suspenso”, explica.

Realizado desde julho, o censo pretende reunir dados cadastrais dos segurados e beneficiários do Estado para a criação, atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social. Marcelo Soares afirma que o trabalho também ajuda a desburocratizar alguns serviços aqui no estado.

“A família do aposentado que faleceu vem solicitar o benefício de pensão mas verificamos que o nome da mãe dele estava errado ou que a data do nascimento estava errada. Isso posterga a concessão do benefício de pensão, por exemplo. A base cadastral tem que estar correta para que o benefício seja concedido de forma célere”, completa.

Como responder o Censo Cadastral Previdenciário

Servidores do Estado que ainda não responderam ao Censo Previdenciário podem entrar no site o Ipsemg e acessar este link. Idosos que tenham dificuldades com tecnologia devem pedir ajuda de pessoas próximas ou familiares.

O senso não aborda questões financeiras como rendimentos ou bens que a pessoa possui.

O atendimento também é feito presencialmente nas unidades de todo o Ipsemg espalhadas por Minas Gerais ou na Secretaria de origem do Servidor.

 

Fonte: Itatiaia

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password