Tipo air fryer: professor explica como onda de calor atua em Minas Gerais ‘fritando tudo e todos’

A air fryer virou um item importante na cozinha e, se você não sabe como é feita aquela batatinha crocante, sem o uso de óleo, agora vai entender. Isso porque não é muito diferente da atuação da onda de calor que deixa Minas Gerais e outros 12 estados em alerta vermelho até a próxima sexta (17).

De acordo com o professor de geografia, Lucas Oliver, a sensação de estar em um forninho não é um exagero.“A bolha de calor se forma na massa Tropical Continental, com o ar quente subindo e encontrando alta pressão que o empurra de volta para a superfície. É a mesma dinâmica da air fryer. Ar quente circulando numa bolha fechada”, explicou. Sendo assim, o ar sobe e, depois, é lançado de volta. “Assim, ele se retroalimenta, fritando tudo e todos”, acrescentou.

O professor chama atenção para o fato de as temperaturas estarem cerca de 10 °C acima da média no estado durante a tarde. Conforme Lucas, novos recordes podem ser batidos esta semana, principalmente, entre quarta (15) e quinta-feira (16).

Nessa segunda-feira (13), os termômetros atingiram 37,3°C, segundo informações da Defesa Civil da capital. A temperatura foi a segunda maior já registrada neste ano, e a maior do mês de novembro. Em setembro de 2023, durante outra onda de calor, a capital mineira registrou 38,6 °C.

A temperatura foi considerada a maior da história. Antes, o recorde, de 38,4 °C, havia sido registrado em outubro de 2020.

Previsão para o dia

Esta terça-feira (14) segue com sol e temperaturas elevadas em todo o estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, segundo a Defesa Civil, o dia será de céu claro, com temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar, à tarde.

A mínima registrada foi de 23 °C no início da manhã. Os termômetros podem atingir 37 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 15%, à tarde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pancadas de chuva isoladas podem acontecer pontualmente, principalmente no Sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata, mas não será suficiente para reduzir o calor.

“Temperaturas da ordem de 40 °C são esperadas, ao longo da semana, para localidades isoladas do Triângulo Mineiro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Rio Doce, Mucuri e Zona da Mata”, informou o Inmet. No Norte e no Jequitinhonha, os termômetros podem marcar 43 °C.

Recomendações da Defesa Civil para os dias de calor:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

 

Fonte: Itatiaia

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password