STJD define artigo de denúncia para Cruzeiro e Coritiba; veja possíveis penas
Procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Ronaldo Piacente revelou que Cruzeiro e Coritiba serão denunciados com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena máxima é a perda do mando de campo em dez jogos.
Grupos de torcedores dos dois clubes invadiram o gramado do Durival de Britto e entraram em confronto no último sábado (11), durante partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O artigo citado por Piacente durante entrevista ao jornalista Daniel Piva prevê punições para os clubes que deixarem de “tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto, invasão do campo e lançamento de objetos no campo de jogo”.
O parágrafo segundo diz que o clube visitante pode ser punido pelos incidentes, caso do Cruzeiro na partida disputada no Durival de Britto. Como mandante, o Coritiba também será responsabilizado pelo esquema de segurança, além dos atos dos próprios torcedores.
Apesar de a pena inicial tipificada no artigo seja apenas multa de até R$ 100 mil, o parágrafo primeiro aponta que a punição pode ser perda de mando de campo de até dez partidas. A pena maior poderá ser dada “Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo”.
Punição preventiva
Durante a mesma entrevista, Ronaldo Piacente confirmou que a procuradoria vai pedir suspensão preventiva das torcidas dos dois clubes envolvidos. Ou seja, se o pedido por acatado, Cruzeiro e Coritiba terão que jogar com portões fechados até que sejam julgados com as possíveis perdas de mando de campo.
“Vai haver o pedido de suspensão preventiva para o afastamento das torcidas de Cruzeiro e Coritba até o julgamento do processo”, disse.
Relembre a briga
Assim que o Coritiba abriu o placar, já nos minutos finais do jogo, dezenas de torcedores do Cruzeiro invadiram o gramado do Durival de Britto. A partir deste momento, os torcedores do clube mandante também conseguiram entrar no campo de jogo.
As duas organizadas entraram em confronto generalizado, que só foi paralisada após a polícia conseguir entrar no gramado. Balas de borracha e bombas de efeito moral foram utilizadas.
As torcidas de Cruzeiro e Coritiba são historicamente rivais. A principal organizada do clube celeste é aliada dos grupos ligados do Athletico-PR, assim como as organizadas do Atlético são aliadas de torcedores do Coritiba.
Fonte: Itatiaia
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários