Onda de calor: temperatura vai aumentar e pode chegar a 45ºC em Minas
O calor vai aumentar em Minas Gerais a partir desta quinta-feira (16), com previsão de máxima de 45ºC nas cidades do Noroeste e do Norte, como em São Romão, e acima de 40ºC em muitos pontos do Triângulo, do Centro e do Sul. O alerta foi divulgado pela MetSul Meteorologia na noite dessa quarta-feira (15).
“A capital mineira pode ter máximas tão altas quanto 38ºC a 40ºC, especialmente na sexta (17) e no sábado (18), logo a cidade de Belo Horizonte pode registrar a maior temperatura de sua história, superando o recorde de 38,6ºC na Pampulha, estabelecido na onda de calor de setembro deste ano”, alerta nota da Metsul.
Em razão da onda de calor, a temperatura em Minas já superou 43ºC e ‘a tendência é de máximas ainda mais altas nos próximos dias que podem se aproximar ou passar dos 45ºC em alguns pontos’.
São Romão
Várias cidades mineiras registraram, nessa quarta-feira (15), um tiveram calor próximo e acima de 40ºC. “A maior temperatura oficial em Minas Gerais no feriado foi observada na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município de São Romão, onde o termômetro apontou 43,4ºC”, destaca a MetSul.
Outras estações do órgão federal no estado indicaram máximas hoje de 41,4ºC em Nova Porteirinha; 41,2ºC em Salinas; 40,5ºC em Januária; 40,4ºC em Paracatu; 40,3ºC em Unaí; 40,2ºC em Pirapora; e 40,0ºC em Araçuaí.
Em Belo Horizonte, as máximas chegaram a 37,3ºC na estação da Pampulha e 35,3º no Cercadinho. “São marcas muitíssimo altas para os padrões do clima da capital mineira, especialmente considerando que novembro costuma ter aumento da chuva que impede na maioria dos anos extremos de calor”, destaca a MetSul.
Fonte: Itatiaia
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários