Bolsonaro nomeia novo reitor da UFVJM-Campus Diamantina
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomeou como Reitor da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri o professor Janir Alves Soares, do Departamento de Odontologia, que ficou em 4º lugar na lista de votação dos candidatos a Reitor. O decreto de nomeação foi publicado na última quinta-feira, 8 de agosto. A reitoria se localiza no campus da cidade de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais.
No resultado final das eleições para Reitor, ocorrido em 22 de maio de 2019, Janir obteve apenas 5,21% dos votos.
O primeiro lugar foi alcançado pelo atual reitor, Gilciano Saraiva, que obteve 27,37% dos votos; Alexandre Crhistófaro, em segundo, com 23,45%; em terceiro, Marcus Guelpelli, com 6,37% dos votos. A abstenção alcançou 33,17% dos votantes.
No CONSU – Conselho Universitário que referenda o resultado, Marcus Guelpeli foi derrotado e não entrou na lista tríplice enviada ao MEC, já que ficou em quarto lugar. Janir entrou em seu lugar.
A rejeição a Gilciano, pode estar ligada à sua antiga filiação ao PT de sua terra natal, São Miguel do Anta, na Zona da Mata mineira. Ele desfiliou-se, em 2016.
Gilciano acredita que a decisão tenha influência política, uma vez que, quando reitor, em 2017, recebeu a caravana do ex-presidente Lula.
A nomeação criou um clima de tensão no interior da UFVJM com protestos dos estudantes, professores e técnicos administrativos.
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários