Procon alerta aposentados sobre aumento da margem de empréstimo consignado e assédio maior de financeiras
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta aposentados e pensionistas sobre empréstimos consignados por meio do INSS. A margem de endividamento está maior e o assédio de bancos e financeiras também.
Segundo o coordenador do Procon da Assembleia, Marcelo Barbosa, é preciso muita cautela neste momento, onde as ofertas de empréstimo chegam o tempo todo pelo telefone, através de bancos e financeiras.
“Houve esse aumento do percentual dos empréstimos consignados para aposentados pensionistas que antes era de 35%, sendo que 30% para empréstimo consignado e 5% para poder amortizar despesas contraídas com cartão de crédito ou até mesmo fazer saques. A medida provisória 1006 aumenta para 40%, sendo que 35% para os empréstimos consignados e 5% para utilização com cartão de crédito.”
Barbosa alerta para os riscos que esses empréstimos podem causar. “A partir do momento que se aumenta a margem de empréstimo, se aumenta a tentação desse consumidor de pegar esse dinheiro. Se ele não tiver uma educação financeira, não tiver um contorno do seu orçamento familiar, com certeza ele vai se endividar ainda mais.”
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários