STF determina que Anvisa explique em até 48 horas suspensão dos testes da Coronavac

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explique em até 48 horas os motivos que levaram à suspensão dos testes da vacina contra o coronavírus. Segundo a agência, as experiências foram interrompidas na segunda-feira (6) depois de “um evento adverso grave”.

O ministro também quer detalhes sobre “critérios utilizados para proceder aos estudos e experimentos” da vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac e a ser produzida pelo Butantan.

 

A decisão do STF ocorre depois do andamento de duas ações movidas pela Rede Sustentabilidade e pelo PT, que tratam da forma como o governo federal vem se comportando no desenvolvimento da imunização contra a COVID-19.

 

Em tom de crítica à decisão anunciada pela Anvisa, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que o evento não tem relação com a vacina. Um boletim de ocorrência da Polícia Militar apontou que a causa da morte de um voluntário que participava dos testes da vacina foi suicídio.

Coronavac é uma das quatro candidatas a vacina contra o novo coronavírus que estão sendo testadas no Brasil. Os testes contam com a participação de especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O governo de São Paulo firmou acordo para compra de 46 milhões de doses e para transferência de tecnologia para o Instituto Butantan.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password