Começa vacinação contra covid-19 no Reino Unido; idosa de 90 anos é a primeira imunizada
O Reino Unido iniciou nesta terça-feira seu cronograma de vacinação em massa contra a covid-19. “Um momento histórico”, disse o ministro da Saúde, Matt Hancock. Na primeira semana, 800 mil doses estarão disponíveis em cerca de 50 hospitais. Os britânicos largam um mês à frente do restante da Europa, que começa a imunizar sua população em janeiro.
A idosa Margaret Keenan, britânica de 90 anos, tornou-se a primeira pessoa a ser vacinada. “Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19”, disse Keenan. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano.” Keenan vai receber uma segunda dose em 21 dias.
As primeiras doses da vacina fabricada pela Pfizer-BioNTech chegaram ao Reino Unido na noite de quinta-feira (3), com uma remessa embalada em gelo seco, viajando em caminhões da fábrica da empresa na Bélgica pelo Eurotúnel. A prioridade é imunizar idosos com mais de 80 anos e funcionários de casas de repouso. Autoridades sanitárias britânicas sabem que o mundo estará de olho no Reino Unido, o primeiro país ocidental a enfrentar o desafio de vacinar milhões de pessoas.
Os reguladores britânicos, ao concederem a aprovação de emergência para a vacina da Pfizer, disseram que ela não poderia ser movida mais do que quatro vezes e as bandejas com 975 doses não poderiam ser divididas – o que inviabiliza levar a vacina para os centros de idosos, geralmente pequenos.
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários