MAB cobra da Cemig retomada de projeto para construir usina solar em Grão Mogol
O Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB- realizou nesta quinta-feira (21), uma ação de denúncia sobre o descaso da CEMIG com os atingidos das regiões do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo. A ação aconteceu na porta das sedes regionais da empresa, nos municípios de Almenara, Araçuaí, Minas Novas, Salinas e Montes Claros, com um ato simbólico de poucas pessoas e faixas.
A luta é em defesa do Projeto Veredas Sol e Lares, um projeto de pesquisa e desenvolvimento que tem como objetivo a construção de uma usina fotovoltaica na região de Grão Mogol, para atender mais de 1.250 famílias das bacias dos rios Jequitinhonha e Pardo, com redução na conta de energia.
De acordo com o MAB, ha mais de um ano que a CEMIG não faz nenhum repasse financeiro para a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social, a AEDAS- associação responsável pela efetivação do projeto. A medida, segundo o MAB, causou um impacto muito forte em toda equipe do Veredas, afastando a equipe por falta de recursos financeiros, perda de conhecimento, gasto além do previsto com recurso público, falta de acesso a redução da conta de energia e ainda a limitação na participação popular no processo e redução no diálogo com a CEMIG.
O MAB acusa a CEMIG de utilizar-se da pandemia da Covid-19, para manter o projeto parado. “ Desde antes da pandemia a empresa já havia parado de fazer os repasses. O acesso à área para construção da usina estava sendo negociado nos trâmites internos da empresa, sem nenhuma solução concreta”, destaca o MAB em sua página virtual.
O movimento diz ainda que todos os equipamentos necessários para a construção da usina já foram comprados e estão aguardando que a empresa faça o repasse e libere o acesso da área.
No ato de hoje foi entregue em todas as cinco sedes das regionais da Cemig, um ofício para convocação de uma reunião entre AEDAS, MAB e CEMIG para solucionar as pendências e para dar andamento ao projeto.
A Cemig ainda não se pronunciou.
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários