Petrobras anuncia a redução de 11% no preço do gás natural a partir de fevereiro
A Petrobras informou nesta terça-feira (10) que os preços de venda de gás natural para as distribuidoras serão reajustados com redução média de 11,1% a partir do dia 1’º de fevereiro.
De acordo com comunicado divulgado pelo empresa, o reajuste é realizado seguindo os contratos acordados pela Petrobras com as distribuidoras, que preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.
“A partir de 01/02/23, conforme os contratos acordados pela Petrobras com as distribuidoras, os preços atualizados de venda de gás natural – transportado e distribuído por dutos – terão redução média de 11,1% em R$/m³, com relação ao trimestre novembro-dezembro-janeiro. Tais contratos preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Durante esse período, o petróleo teve queda de 11,9%; e o câmbio teve depreciação de 0,2% (isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar aumentou 0,2%). Houve ainda, conforme previsto nos contratos celebrados no final de 2021 e com vigência de 01/01/2022 a 31/12/2025, redução na fórmula de precificação que passou de 16,75% do Brent para 14,40% do Brent”, diz a Petrobras.
A empresa apontou, no entanto, que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda, mas está ligado a outros fatores, como o suprimento de cada distribuidora, tributos federais e estaduais e as margens de lucros dos postos de revenda.
Fonte: Itatiaia
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários