Sebrae e Circuito das Pedras Preciosas se unem para alavancar turismo no Jequitinhonha e Mucuri

As cidades dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri possuem tesouros ainda pouco explorados pela maioria das pessoas. Pensando nisso, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas e as prefeituras integrantes do Circuito, realizam, neste mês de março, as “Oficinas Redes de Turismo”. O evento tem como objetivo qualificar os municípios e os empreendedores sobre a importância da atividade turística, tendo em vista as vocações locais e regionais, além da organização e da atuação integrada para desenvolver a economia da região.

As oficinas fazem parte da segunda etapa do trabalho fruto da parceria entre o Sebrae Minas e o Circuito Turístico, que identificou segmentos prioritários de oferta e mercado, nos quais as regiões Jequitinhonha e Mucuri, na área de abrangência do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, poderão desenvolver maior competitividade. A ação propõe a reflexão sobre as vocações e potenciais turísticos para estimular e fortalecer a atividade empresarial, impulsionando a economia do turismo como importante alternativa para os territórios priorizados e para as micro e pequenas empresas.

 

 

 

“Muitas são as frentes já abertas quando se fala de turismo nos vales, quase todas com algum potencial, mas, com desafios e oportunidades muito diferentes. Por isso, queremos nessa segunda etapa trazer todos para uma reflexão sobre os caminhos que precisamos trilhar. E também priorizar o que de fato tem potencial gerador de resultados para a economia, diante da situação de cada município”, explica o gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas, Rogério Nunes Fernandes.

As oficinas de turismo começam primeiro na cidade de Minas Novas, com a participação de vários municípios. Em Teófilo Otoni, o evento acontece no dia 27 de março, no Sebrae Minas, localizado na Avenida Francisco Sá Nº207 – Centro. A proposta dos organizadores é movimentar a economia da região por meio do turismo, a fim de amadurecer e desenvolver a atividade, com foco na geração de trabalho, renda e bem-estar social para a comunidade local.

“A importância de iniciativas como essa para a economia da região é que há uma melhor preparação e interação dos agentes locais ligados à cadeia produtiva do turismo. Ou seja, promove a inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda, além de fortalecer o desenvolvimento do setor nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri”, afirma Giovani Cota Fonseca, presidente do Circuito Turístico.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password