Comunidades dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri ficam isoladas após pontes serem destruídas por chuvas

Diversas cidades localizadas nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri foram atingidas por fortes chuvas nesta quarta (8) e quinta-feira (9). Comunidades inteiras ficaram isoladas devido a queda de pontes e interdição de estradas. Nas últimas 24 horas choveu cerca de 80 milímetros em toda a região. O acumulado representa cerca de metade da média prevista para a região dos vales em todo o mês de dezembro.

De acordo com a Defesa Civil estadual, na cidade de Fronteira dos Vales, 109 pessoas estão desalojados. Onze pontes que ligam comunidades rurais à sede do município foram destruídas pela correnteza dos rios. Uma adutora foi rompida e afetou o abastecimento de água da cidade. A Copanor, concessionária de água da região, realizou o reparo da adutora, e o serviço foi restabelecido.

O temporal também atingiu rodovias que passam pela região. A BR-367, entre Salto da Divisa e Jacinto, teve que ser interditada. Em Itaobim, a comunidade São João está inacessível após a ponte que dá acesso ao local ter sido levada pela correnteza.

Em Palmópolis, que também foi atingida fortemente pelas chuvas, 100 pessoas estão desabrigadas e foram acolhidas temporariamente em escolas e ginásios do município e cerca de 1.500 pessoas ainda encontram-se isoladas na zona rural, sem água, luz e acesso à internet. Além da Defesa Civil estadual, que irá encaminhar ajuda humanitária a Palmópolis, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estão envidando esforços para enviar equipes e restabelecer a energia elétrica do município.

Gabinete de crise

O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, instalou um sistema de comando de operações na região do Vale do Jequitinhonha para coordenar e auxiliar os municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Devido ao cenário de locais com difícil acesso por terra, e a existência de pacientes que precisam de atenção especial da superintendência de saúde para realização de hemodiálise, e outros tratamentos de saúde, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar disponibilizaram aeronaves para atendimento de demandas emergências de saúde na região. O Pegasus 09 da Base Regional de Aviação da PM de Governador Valadares, já está na região.

A Defesa Civil Estadual também disponibilizou equipes de apoio que irão auxiliar as comunidades atingidas pelas chuvas e enviar cestas básicas e kits de higiene e limpeza a população, que devem chegar a Teófilo Otoni para serem distribuídos madrugada de sexta-feira (10).

 

Fonte: Itatiaia

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password