Zema viaja nesta quarta-feira para Salinas, que teve 1000 pessoas desalojadas pelas chuvas

O governador Romeu Zema (Novo) viaja, nesta quarta-feira (29), para a cidade de Salinas e outros municípios da região Norte do Estado, afetados pelas chuvas dos últimos dias. De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa do governo estadual, Zema vai acompanhar as operações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil e prestar solidariedade às vítimas.

O município de Salinas, que fica a cerca de 660 km de Belo Horizonte, foi um dos mais afetados pelas chuvas. O rio Salinas, que corta a cidade, transbordou e alagou diversos bairros. Informações preliminares dão conta de que mais de 1.000 pessoas ficaram desalojadas e precisaram se refugiar em casas de familiares ou abrigos.

Equipes da prefeitura, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros passaram o dia atuando para minimizar os impactos das famílias afetadas.

Em um ponto da cidade, idosos residentes do Lar Santa Clara tiveram que ser retirados e levados para o campus do Instituto Federal, devido ao risco de transbordamento. As famílias que estavam abrigadas no Centro comunitário também foram evacuadas, devido à localização se encontrar em área de rico.

Conforme a Prefeitura de Salinas, pontos de acolhimento foram montados para receber os moradores: Ginásio Poliesportivo e a Escola Estadual José Miranda. Equipes técnicas estão no local fazendo o acolhimento dos desabrigados.

Defesa Civil

A Defesa Civil estadual presta atendimento humantário às pessoas atingidas pelos efeitos causados pelas fortes chuvas no local.

Desde o início do período chuvoso, mais de 60 cidades decretaram situação de emergência em função dos temporais e 53 delas já tiveram o estado reconhecido pelos governos estadual e federal, o que facilita no processo de obtenção de recursos da União para ações de resposta e reconstrução dos danos causados pelas chuvas.

 

Fonte: Itatiaia

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password