Cidade mineira suspende aulas após 27 casos de infecção bacteriana

A Prefeitura Municipal de Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha, decretou nessa quinta-feira (26) a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal de ensino após o diagnóstico de 27 pessoas com escarlatina, doença causada pela bactéria Streptococcus pyogenes.

“Venho aqui informa o diagnóstico dos casos de escarlatina dentro do nosso município que vem afetando diretamente as nossas crianças e os nossos servidores das escolas municipais. Ontem, tivemos a informação da Secretaria Municipal de Saúde de que os casos vêm aumentando e a orientação, através de ofícios, foi que a gente fizesse a suspensão”, publicou a Secretária Municipal de Educação, Eloisa Rocha, em vídeo nas redes sociais da administração municipal.

“Imediatamente, a gente fez o contato com a administração, sendo feito o Decreto nº 63/2023 que dispõe da suspensão das aulas na quinta (26) e sexta-feira (27). Se Deus quiser, na segunda-feira (30), a gente estará de volta. Conto com a colaboração de todos os pais para manter as nossas crianças em casa”, acrescentou.

Conforme a prefeitura, foi feita a higienização e a desinfecção dos ambientes escolares.

Segundo a pasta, os primeiros casos suspeitos foram notificados na última terça-feira (24) e, no dia seguinte, aumentaram consideravelmente. Todas as crianças de 7 a 10 anos são alunas da Escola Municipal Santo Antônio. O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) também foi fechado.

Os estudantes foram atendidos por médicos das unidades de saúde da cidade e, em seguida, medicados e encaminhados para casa, onde seguem sendo acompanhados pelas equipes de vigilância. Nenhum precisou ser internado e os exames vão ser coletados nesta sexta (27) e encaminhados para análise a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Além da cidade de Felício dos Santos, ações preventivas, como a suspensão de aulas, foram tomadas em São João del Rei, Tiradentes, Santa Cruz de Minas e Ritápolis.

Sintomas

“Hoje, eu vou falar para você sobre a escarlatina, uma doença que nós temos tido alguns casos no município”, começa o vídeo divulgado pela Secretaria de Saúde de Felício dos Santos no qual o médico Aryan Souza tira as principais dúvidas.

A escarlatina, doença infecciosa e contagiosa que costuma ocorrer em crianças em idade escolar, é transmitida pela mesma bactéria que causa amidalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela.

“Normalmente, ela é transmitida quando se tem contato com gotículas e secreções salivares de uma pessoa que está infectada. Embora seja mais comum em crianças, a bactéria também pode ser transmitida para adultos”, acrescentou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria das pessoas que tem uma infecção de garganta provocada pela bactéria não desenvolve escarlatina. Porém, cerca de 10% são sensíveis às toxinas liberadas por ela e podem desenvolver a doença, que provoca pequenas manchas vermelhas que se misturam na pele.

Morte em investigação

Existia uma suspeita de que a bactéria possa ter sido a causa das mortes de três crianças em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, em menos de um mês. O primeiro óbito ocorreu no dia 24 de setembro; o segundo óbito investigado foi registrado no dia 8 deste mês; o terceiro, na última segunda (23).

Contudo, os resultados preliminares de exames laboratoriais realizados em coletas da última criança que morreu deram negativo para a bactéria Streptococcus pyogenes. A informação foi confirmada à Itatiaia por uma fonte ligada ao caso. A secretaria Estadual de Saúde ainda não confirma. O resultado oficial das análises deve ser divulgado no início da semana que vem pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), quando os testes para outras possíveis causas forem concluídos.

 

Fonte: Itatiaia

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password