Ibovespa atinge 131 mil pontos e renova máxima histórica; dólar cai

O Ibovespa atingiu a máxima histórica de 131.259 pontos na manhã desta quinta-feira (14), em meio às expectativas de que os juros dos EUA devem começar a cair no próximo ano. No Brasil, o Banco Central sinalizou continuidade no ritmo de cortes da Selic.

Por volta das 11h00, o principal índice da bolsa operava em alta de 1,10%, aos 130.886 pontos. Já o dólar era negociado em baixa de 0,40%, a R$ 4,89.

Na ponta positiva do Ibovespa, destaque para as ações da Petrobras que sobem apoiadas pela alta dos preços do petróleo no exterior. Os papéis da Vale também eram negociados em alta, mesmo com a queda dos futuros do minério de ferro na China.

Decisões de juros pelo mundo

Conforme esperado, o Federal Reserve decidiu pela manutenção das taxas entre 5,25% e 5,50% ao ano, o maior nível em 22 anos. Dezessete das 19 autoridades do BC dos EUA projetaram juros mais baixos no ano que vem e isso levou os mercados a apostarem em cortes já em março.

No cenário doméstico, o Banco Central brasileiro decidiu fazer um novo corte de 0,5 p.p. na taxa Selic, que agora está em 11,75% ao ano. Em comunicado, os diretores do Comitê de Política Monetária projetam cortes na mesma intensidades para as próximas reuniões.

Hoje foi a vez do Banco Central Europeu definir os rumos da política monetária. A entidade deixou as taxas de juros inalteradas e sinalizou o fim do último esquema de compra de título.

Neste ano, o BCE elevou as taxas de juros a um nível recorde, mas a divulgação de dados benignos de inflação nos últimos meses praticamente descartaram um novo aperto monetário.

Avanço das pautas econômicas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou a decisão e disse que o corte é motivo de comemoração. Segundo ele, os indicadores de inflação mostram que a política econômica está no caminho certo.

Em Brasília, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (LDO) pode ser votada pelo plenário do Congresso. O texto foi aprovado com uma meta de déficit primário zero para o próximo ano. O Congresso também vai analisar vetos a temas importantes, incluindo a desoneração da folha de pagamento e o novo arcabouço fiscal.

 

Fontes: CNN Brasil

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password