Ministério da Saúde espera definir calendário de vacinação contra dengue nesta semana
Campanha de imunização conta com doses limitadas e público alvo focado em crianças entre 10 e 14 anos; três estados e DF estão em emergência devido a alta de casos
Já em posse das primeiras doses da vacina contra a dengue, que chegaram ao Brasil no final do mês passado, o Ministério da Saúde espera definir, nesta semana, o calendário de imunização contra a doença no país. A expectativa foi revelada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participou da inauguração de um polo de atendimento para pacientes com dengue no Rio de Janeiro.
A vacina é aplicada em duas doses, com um intervalo de três meses. Por conta da limitação do número de doses, a vacina será aplicada, inicialmente, apenas na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir deste mês, com o público alvo já definido.
“Hoje, nós vamos trabalhar com a faixa de 10 a 14 anos de idade naqueles municípios que apresentaram, nos últimos anos, o quadro mais intenso de dengue e também onde circula mais o sorotipo 2, que é aquele que está muito associado a essa explosão de casos que temos visto em algumas cidades e, muitas vezes, com agravamento”, explicou.
Segundo dados do último boletim do Ministério da Saúde, até o momento o país registrou 262.247 casos prováveis de dengue e 29 óbitos confirmados pela doença. Distrito Federal, Acre e Minas Gerais são as unidades da federação com a maior incidência de casos de dengue a cada 100 mil habitantes no Brasil. A cidade do Rio de Janeiro também decretou emergência devido à alta de casos.
A primeira remessa de vacinas contra a dengue, com 757 mil doses, chegou ao Brasil em 20 de janeiro. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica japonesa Takeda. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro.
Fonte: Itatiaia
Rádio Bom Sucesso3261 Posts
0 Comentários